Quantcast
Channel: Revista Agora » Influenza
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Samonte na Campanha contra a Gripe

$
0
0

Em Santo Antônio do Monte, a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que começou nesta segunda-feira (15) e vai até o dia 26 de abril, oferecerá imunização gratuita em todas as 08 Unidades de Saúde do município.

wpid-602093-As-gestantes-idosos-a-partir-de-60-anos-crianas-entre-6-meses-e-2-anos-devem-ser-vacinados-Foto-divulgaoEm sua 15ª edição, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde tem como público-alvo: gestantes em qualquer idade gestacional, indígenas aldeados, presidiários, idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de dois anos e profissionais de saúde. Doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias após o parto também devem receber a vacina.

 Novidade – A novidade de 2013 é que os doentes crônicos terão acesso ampliado a todas as unidades de saúde, e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries). As indicações foram estabelecidas pelo Ministério da Saúde (Quadro 1). Para isso, mantém-se a necessidade de apresentar a prescrição médica no ato da vacinação.

Quadro 1 – Categorias das comorbidades com indicação da vacina Influenza sazonal. Brasil 2013.

Doença respiratória Asma moderada ou grave (em uso de corticoide), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose cística, bronquioectasia, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças prematuras com doença pulmonar crônica
Doença cardíaca Hipertensão arterial sistêmica com doença associada (comorbidade), doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca
Doença renal Pacientes em diálise, doença renal nos estágios 3, 4 e 5, e síndrome nefrótica
Doença do fígado Hepatite crônica, cirrose e obstrução (atresia) biliar
Doença neurológica Acidente vascular cerebral (AVC), paralisia cerebral, esclerose múltipla, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular,
e deficiência neurológica grave
Diabetes Tipos 1 e 2 em uso de remédios
Imunossupressão Baixa imunidade congênita ou adquirida
por doenças ou medicamentos
Obesidade mórbida Grau 3 (IMC igual ou acima de 40)
Transplantes De medula óssea e órgãos sólidos

Fonte: Ministério da Saúde, 2013

A meta é imunizar, no mínimo, 80% dos grupos prioritários da campanha de vacinação para isso no dia 20 de abril, sábado, todas as unidades de saúde do município estarão abertas no horário de 08 às 17 horas, facilitando o acesso da população.

Neste ano, a vacina confere proteção contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. Estes são os subtipos que mais circularam no inverno passado, segundo o ministério. “A vacinação é segura e realizada com o objetivo de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas de gripe devem procurar as unidades de saúde, porque tem tratamento”, afirmou a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Débora.

A vacina é produzida com o vírus inativado, o que a torna mais segura. A única contraindicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo. Segundo o ministério, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como em campanhas anteriores, a vacina é aplicada em uma única dose para todos os grupos. A exceção é o grupo das crianças que serão vacinadas pela primeira vez, estas recebem 02 doses, sendo a segunda dose agendada para 30 dias após a primeira.

CAPACITAÇÃO  

042013 capacitação gripeFoi realizada nos dias 11 e 12 de abril a capacitação para os profissionais das equipes de Atenção Primária do município, através do setor de Vigilância em Saúde. Estiveram presentes os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde e gerentes das unidades.  Na ocasião foram repassadas todas as informações técnicas relativas à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, e ainda sobre a vigilância da influenza, a notificação de casos, tratamento e outras medidas de prevenção. “O objetivo principal é capacitar as equipes para realizar o atendimento e tirar as dúvidas da população”, explica Débora Rabelo.

 OUTRAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Além da vacinação, a Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Monte recomenda outras medidas preventivas que devem ser adotadas em nosso dia-a-dia:

- Lave as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente após tossir ou espirrar;
- Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interna do braço;
- Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Evite ambientes fechadas e com aglomeração de pessoas;
- Nunca use medicamentos sem orientação médica;
- Em caso de sintomas de gripe. Procure seu médico ou unidade de saúde mais próximo.

Débora Rabelo, da Vigilância em Saúde, disse que conta com o apoio da população “para que juntos, profissionais e usuários, sejamos capazes de fazer um trabalho de prevenção eficaz, prevenindo a doença e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Pedimos a todos que tenham indicação para vacinação que procurem a unidade de saúde do seu bairro. Nesse momento o usuário pode aproveitar e colocar em dia o seu cartão de vacina recebendo outras doses tão importantes quanto à da influenza, explica.

A INFLUENZA

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar as formas clinicamente graves, pneumonia e morte.

Fonte: Vigilância em Saúde


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Latest Images

Trending Articles





Latest Images